voltar

Curiculum Musical de Matthias Grob

Inicialmente participou de várias bandas de Rock, que tinham como inspiração músicos do gênero Pink Floyd, Yes e Jimi Hendrix. Com a LIZARD, ele fez um LP duplo em 1979 que depois virou raridade e agora foi lançada em CD duplo no Japão.
Em 1984 parou com trabalho em bandas e encontrou uma maneira própria de tocar sozinho ou em duo e se dedicou unicamente ao improviso. Na época a música se identificou com a proposta New Age.

Em 1987/88 morou no Rio de Janeiro e se apresentou ao lado de Vania Dantas Leite no MAM (Museu de Arte Moderna). Em seguida no Planetário e IBAM, tendo como cenário imagens projetadas com efeitos de luzes. Continuou mostrando seu trabalho com Claudio Nucci em shows (Rio - Brasília), com o pintor Manuel Castelin e a astróloga Rubia Coelho no Concerto Sincrônico "Zodíaco". Nesse período, Matthias lançou a fita "Da Vibração dos Cristais" (gravadora TEKBOX) e, em seguida, gravou com Márcio Miranda e outros a obra "Electric Mantras".

De volta à Suíça, apresentou para públicos diversos um trabalho multimidia durante três anos em parceria com pintor Bruno Bösiger e a bailarina Silvia Gwerder.

Paralelamente desenvolveu a tecnologia para Live Looping Music e em 1992, conseguiu fabricar o LOOP delay. Desde 1993 licencia ele para Gibson como Echoplex Digital Pro - ainda o equipamento liderando este mercado que entretempo se tornou um movimento musical (veja LiveLooping.com).

Mantendo contatos com a nossa cultura trabalhou como técnico de som com bandas brasileiras e tocou com Letieres Leite e Carioca.

Durante uma visita ao Brasil, '92, se apresentou no Festival de Cultura Alternativa em Pirenópolis, solo e ao lado de Chandra.

Em 1993 voltando para o Brasil escolheu a Bahia para morar e mostrar um trabalho mais amadurecido. Ao lado de Antonio Senna apresentou o momento meditativo da música no Teatro Gamboa e na Conferência da Bahia sobre Projetos Estratégicos Alternativos para o Brasil (Reitoria da UFBA, 18.1.1994) e no Festival Esotérico da Bahia (05 a 12.2.1995).

Um outro lado mais rítmico e até experimental foi mostrado com os percussionistas Sérgio Otanazetra e Bira Reis no ICBA, Bar Canoa (Fevereiro 1995). Com Bira Reis também acompanhou a bailarina Bella Saffe no Villa Velha. Outras apresentações foram ao lado de Monica Albuquerque, Radha Gokulananda e Soraya Aboim.

O projeto Música AguArianA iniciou em '95 na Rodoviária de Salvador, continuou nas Universidades de Juazeiro (FFCLJ), Petrolina (FFPP), Salvador (UNEB/Semana Ecológica-UFBA) e resultou nas fitas "Música para viajar" (Rodoviária) e "Música para pensar-se" (Universidades).

A proposta é a de criar a música apropriada para cada situação e ambiente. Nos EUA este estilo musical existe com o rótulo "ambient music".

Participa frequentemente no movimento cridado por Rui Santana no Rio Vermelho:
"Muvuca" 1996 com Isabelle Cordeiro (dança) e Rui Santana (projeção)
"Muvuca" 1997 com Bira Reis.
Acompanhou ações de pintura de parede na rua.
A partir de 2001 varias apresentações com Giba Conceição na Casa8 e no projeto PEGA.

A primeira apresentação em igreja chamou-se DimenSom (parceria com Bira Reis) e aconteceu no Projeto Julho em Salvador '97. Foi estudado o uso de percussão em ambiente sagrado, reverberado. Ensaios para este e outras apresentacões da dupla foram compilados no CD "Aroni encontra Oxossi"

No Centro Cultural Brasil-China instalou o projeto "JantArte", a partir de '97: um evento com comida taoista (corpo), palestra holística (mente) e música meditativa (espírito). Sairam dois CDs resumindo os eventos.
No mesmo centro, durante Carnaval, tem um encontro em Jejum. A meditação diaria resultou num dos CDs mais calmos, mais procurados: "Jejum".

Em 2000, Matthias descubriu a Danca de Contato, e os balarinos descubriram que esta musica é ideal para fluir. Para ele foi um ensinamento grande de ver o effeito da musica dele tao immediatamente, interpretado pelos artistas...

Em 2001 comecou o trabalho com Giba Conceição. O primeiro CD se chama "Flechas de Fogo". Ele é bem mais ritmico e cria um ambiente solto e alegre as vezes tribal. Se mantem o conceito de usar so timbres originais de percussão, mas criando uma orchestra rica no loop. A gitarra enche com effeitos e melodias, as vezes chegando perto do Rock e de folclore virtuosa.

In Dezembro 2002 Matthias and Giba tocaram no Mercado Cultural festival deste entao, MTV Brasil repita umas gravações...

Em 2003 saiu uma coletanea das melhores musicas na gravadora britanica "Pillow Mountain Records" chamada "Ouvir mais - Pedir menos".

Depois de 2005, a transição do equipamento para o computador tomou quase todo tempo. Musica nasceu principalmente com Danilo Carvalho

voltar