Nascido na Bahia com um talento para música, Giba tem desenvolvido sua criatividade rítmica desde a adolescência.
Considerado hoje entre os grandes percussionistas, Giba iniciou a sua carreira profissional em 1986 e logo recebeu o troféu Caymmi de músico revelação de 1987.
Seu trabalho tem raízes no profundo misticismo do Candomblé - a religião de tradição africana no Brasil. Seu instrumento de pesquisa e mestria técnica é a Cuíca.
Durante 1994, Giba viajou extensamente pela Europa e EUA com Margareth Menezes e tocou e gravou com muitos dos talentosos artistas brasileiros incluindo Gilberto Gil, Gerônimo e Paulinho da Viola.
Durante os anos de formação, Giba ajudou a fundar grupos de Samba: Samba Fama, Samba Sexta Som, bem como tocou com bandas instrumentais: Grupo Pulsa, Autoreverse e Ilú Batá e bandas de Carnaval.
Em 1996, ele foi convidado juntamente com a banda Zeed Resolution para a tournee brasileira do jamaicano Jimmy Cliff.
Em 2000, Giba apareceu como ator/músico no filme "Sabor da Paixão" ("The Woman on Top") da Fox com direção de Fina Torres e estrelado por Penelope Cruz e Murilo Benicio com a trilha sonora de Tom Jobim.
Em 2001 o músico e produtor Victor Gama convidou
Giba para fazer parte de seu importante projeto de pesquisa e
gravação "Odantalan".
O projeto tinha como objetivo ter acesso a herança cultural e
espiritual unindo grandes percussionistas da África e da
Diáspora. O projeto ocorreu em Luanda no período
Março/Abril 2002 e reuniu Victor Gama (Angola), Kituxy
(Angola), Hugo Candelário (Colômbia), Felipe Villamil
(Cuba) e Giba Conceição (Brasil), assim como a
antropóloga colombiana Ana Arango e o historiador de arte
cubano Bárbaro Martinez Ruiz, pesquisando e documentando o
Evento, que agora se encontra em um livro e um CD "Odantalan".
O projeto foi uma experiência nova para Giba que tem se
interessado muito tempo no processo de pesquisa e
investigação da raiz da música percussiva
Afro-Brasileira.
"Como Percussionista ir para África é como estar
retornando para a barriga da mãe" ele falou.
Em 2001 Giba foi convidado para atuar como assistente do produtor Jota Veloso na direção musical do CD da Igreja do Rosario dos Pretos e como diretor/músico do "Grupo Ofa" (Orchestra de Candomblé).
Giba também trabalhou como professor de percussão na Escola Pracatum de Carlinhos Brown no Candeal de Brotas (2000-2002) e tem desenvolvido workshops na Bahia, Franca, Áustria e New York, explorando os quatro aspectos da percussão brasileira: candomblé, percussão popular, capoeira e bloco afro.
Atualmente ele desenvolve um projeto de Live Looping Music, chamado "Flechas de Fogo" com o guitarrista e inventor Matthias Grob na Bahia. Trata-se de um gênero novo que nasceu do uso da eletrônica para multiplicar frases de instrumentos acústicos, tocados ao vivo. Ainda existem poucos percussionistas no mundo que dominam esta técnica...