Giba Conceição

(read the same in English)

 

Nascido na Bahia com um talento para música, Giba temdesenvolvido sua criatividade rítmica desde aadolescência.

Considerado hoje entre os grandes percussionistas, Giba iniciou asua carreira profissional em 1986 e logo recebeu o troféuCaymmi de músico revelação de 1987.

Seu trabalho tem raízes no profundo misticismo doCandomblé - a religião de tradiçãoafricana no Brasil. Seu instrumento de pesquisa e mestriatécnica é a Cuíca.

Durante 1994, Giba viajou extensamente pela Europa e EUA comMargareth Menezes e tocou e gravou com muitos dos talentososartistas brasileiros incluindo Gilberto Gil,Gerônimo e Paulinho da Viola.

Durante os anos de formação, Giba ajudou a fundargrupos de Samba: Samba Fama, Samba Sexta Som, bem como tocou combandas instrumentais: Grupo Pulsa, Autoreverse e IlúBatá e bandas de Carnaval.

Em 1996, ele foi convidado juntamente com a banda Zeed Resolutionpara a tournee brasileira do jamaicano Jimmy Cliff.

Em 2000, Giba apareceu como ator/músico no filme "Sabor daPaixão" ("The Woman on Top") da Fox com direçãode Fina Torres e estrelado por Penelope Cruz e Murilo Benicio com atrilha sonora de Tom Jobim.

Em 2001 o músico e produtor Victor Gama convidouGiba para fazer parte de seu importante projeto de pesquisa egravação "Odantalan".O projeto tinha como objetivo ter acesso a herança cultural eespiritual unindo grandes percussionistas da África e daDiáspora. O projeto ocorreu em Luanda no períodoMarço/Abril 2002 e reuniu Victor Gama (Angola), Kituxy(Angola), Hugo Candelário (Colômbia), Felipe Villamil(Cuba) e Giba Conceição (Brasil), assim como aantropóloga colombiana Ana Arango e o historiador de artecubano Bárbaro Martinez Ruiz, pesquisando e documentando oEvento, que agora se encontra em um livro e um CD "Odantalan".
O projeto foi uma experiência nova para Giba que tem seinteressado muito tempo no processo de pesquisa einvestigação da raiz da música percussivaAfro-Brasileira.
"Como Percussionista ir para África é como estarretornando para a barriga da mãe" ele falou.

Em 2001 Giba foi convidado para atuar como assistente do produtorJota Veloso na direção musical do CD da Igreja doRosario dos Pretos e como diretor/músico do "Grupo Ofa"(Orchestra de Candomblé).

Giba também trabalhou como professor de percussão naEscola Pracatum de Carlinhos Brown no Candeal de Brotas(2000-2002) e tem desenvolvido workshops na Bahia, Franca,Áustria e New York, explorando os quatro aspectos dapercussão brasileira: candomblé, percussãopopular, capoeira e bloco afro.

Atualmente ele desenvolve um projeto de Live Looping Music, chamado "Flechas de Fogo" com o guitarrista e inventor Matthias Grob na Bahia. Trata-se de um gênero novo que nasceu do uso da eletrônica para multiplicar frases de instrumentos acústicos, tocados ao vivo. Ainda existem poucos percussionistas no mundo que dominam esta técnica...

 

Email Giba