Projeto

Eventos com música sutil, comida natural e oriental, conversas e palestras filosófica e rituais transreligiosos.

 

A situação

Está na hora de unir milhares de pessoas que buscam de alguma forma: autoconhecimento, crescimento espiritual, terapias alternativas, artes marciais, lojas esotéricas, comida natural, ecologia, homeopatia, meditações - muitos sem estar ligado numa religião tradicional. Muitos se unem em grupos pequenos, praticando certas técnicas juntos, outros seguem caminhos individuais, se tornam "eremitas urbanos".

Não existe uma organização, que englobe este movimento. O rótulo mais usado talvez seja: "Holístico"

Quase todos gostam de:

A feira esotérica no passeio público foi o último evento para esta faixa da população. E ela está em crescimento pois o lado oposto, o stress, a violência, o barulho, a poluição, a ganância fica cada vez mais assustador.

Uma feira, porám, naturalmente esta orientado para o consumo, que muitos consideram um dos fatores ligado ao lado do stress e da poluição, então a proposta é outra:

 

A proposta em geral

Queremos fazer apresentações regulares neste clima holístico. Sempre devemos combinar comida, palestra e arte, alimento para corpo, mente e alma:

IMPORTANTE:

Não pode aparecer doutrina ou propaganda de um grupo especifico. Aos poucos precisamos descobrir os caminhos com quais todos concordam para criar um movimento forte e tolerante com energias e rituais ecumenicas.

Estámos conscientes que nao existe nem grupo nem encontro com um minimo de doutrina por traz. Mas ela tem que ser aceitavel por todos e servir a todos. Se tiver uma palavra nesta proposta que viola este principio, favor aviam o autor.

 

Propostas artísticas

Qualquer estilo serve, deste que o som não agrida, não choque e eleve o espírito. A música pode até ser dançante, mais a intenção não e de ativar as energias do sexo e da emoção, mas sim os da comunicação, da percepção e da ligação com o cosmo.

Não somos contra o erotismo e as risadas, mas queremos oferecer o outro lado para completar.

 

Um lado interessante é a busca nas raizes das músicas espirituais de todos os continentes, outro lado mais interessante ainda é a fusão e atualização destas fontes - construindo o futuro no presente:

E claro que vai ter apresentações de teatro, dança e arte plástica também, mas a música não pode faltar em evento nenhum.

 

Proposta culinária

Por exemplo Mestre Ma To Chi prepara imensas variedades de pratos para o bufet, a base de legumes, tofu feito por ele, cogumelo... Em outros eventos, outros artistas de paladar também vão nos agradar...

 

Espaços possíveis

Os espaços precisam principalmente ser silenciosos e oferecer uma platéia vazia (colocaremos almofadas) ou poltronas confortáveis para poder relaxar. Construções em madeira, lugares de natureza rica e construções não retangulares melhoram a acústica e facilitam a receptividade. Estamos visando:

O equipamento de som e luz deve ser pequeno e de altíssima qualidade. Novas tecnologias de sonorisação e iluminação viabilizam uma projeção perfeita da apresentação sem interferir.

O palco não pode ser alto (ninguém vai invadir mesmo) para não criar distância e estrelismo, e este não pode ser de ferro grosso. Estamos preparando uma surpresa linda para o mesmo!

 

Divulgação

Toda rede de organizações e grupos ligados nestes assuntos facilitam a divulgação. Existem muitos folhetos, programas, murais que vão adorar apoiar esta proposta. É claro que os contatos deles também vão ser incluído nas nossas publicações.

Vamos imprimir um folder sobre a proposta em geral e juntar uma filipeta ou convite para cada evento.

Os ingressos seriam vendidas pelas entidades apoiantes.

 

Procedimento

Em 1997 ja funcionaram 6 JantArtes no Centro Cultural Brasil-China. Mas o lugar fica afastado e não é neutro. Então queremos abrir e desligar o evento deste centro. A experiencia porém fica a disposição.

Esta proposta é apresentada para os artistas e espaços em questão.

Com a resposta deles, podemos criar um orçamento para uma primeira apresentação que deve incluir uma variação com todos os tipos de arte, para juntar uma grande platéia e a mídia, para deixar claro que é viável e existe qualidade e interesse.

Assim vamos convencer patrocinadores do valor da participação deles e a mídia de dar um apoio antes do evento.

Com estes recursos podemos criar folder, almofadas, camisetas etc e contratar os artistas, o equipamento e construir o palco.

O ingresso deve ser em torno de R$ 10.00, incluindo o jantar a discreção.

 

Apoio Cultural (confirmado):

  1. Centro Cultural Brasil-China
  2. Associação de Massagem Oriental da Bahia
  3. Associação de Muay Thai de Salvador
  4. Associação nacional de Tai Chi Chuan
  5. Associação Alakija de Taek Wo Do I.T.F.
  6. Associação Lung de Kung Fu
  7. Sindicato Acupunctura e Massoterapeutas da Bahia
  8. Federação Baiana de Kung Fu
  9. Federação Baiana de Karatê Semi-contato
  10. Ordem dos Terapeutas Holísticos do Brasil.
  11. Sindicato dos Terapeutas Holísticos da Bahia
  12. Sociedade psicoanalítica ortodoxa do Brasil (R.J.)
  13. Agencia Bahiana de Arte e Ciência oriental
  14. Kiai Editora e Produtora Cultural
  15. Oficina de Investigação Musical da Bahia (OIMBA)
  16. Jornal da Castelle
  17. Rádio Cultura da Bahia
  18. Rádio Cidade
  19. Hotel Golden Park

 

Apoio Cultural (possível):

  1. Jornal LYRIOM
  2. GERMEN
  3. IBAMA
  4. Gnosis
  5. Eubiose
  6. AMORC
  7. Reiki
  8. Rajia Yoga
  9. Hare Krishna
  10. Sei Cho No Ie
  11. Igreja Messianica
  12. Igreja Batista
  13. Federação Espírita da Bahia
  14. Federação Espírita Cavalheiro da Luz
  15. Federação Afro Brasileira
  16. Associação Brasileria de Capoeira Angola
  17. Ziganos
  18. Associação Brasileiro de recursos humanos
  19. Sindicato de Radialistas e Publicitários de Itabuna
  20. Shoping Iguatemi
  21. Transamerica FM
  22. Globo FM
  23. TV Aratú
  24. Piatã FM
  25. Jornal A Tarde (Municipios)
  26.  

Músicos (confirmados)

Ivan Bastos, Corrado "Neerav", Matthias Grob, Giba Conceição, Bira Reis, Wilson Aragão, Dércio Marques, Nana Vasconcelos, Claudio Nucci, Antonio Senna, Soraya Aboinn,

 

Músicos (possíveis)

Andréa Daltro, Vera Sodré, Cacao Celuque, Amadeus Alves, Gereba, Chandra, UAKTI, Udyana banda, Caetano Veloso (será, uma canjinha?) e muitos artistas da Europa e Índia no futuro...

 

Matthias Grob, 11.96 / 8.98