Bira Reis

 

Bira toca muitos instrumentos de percussão e de sopro. Dezanos atrás ele se destacou como primeiro compositor earranjador de música instrumental para o bloco afroOlodum.

Agora ele lidera o bloco Kizumba e bandaIlú Batá. com opropósito de pesquisar os ritmos afro e sua presença naAmérica Latina. Inclusive, já fezapresentações no exterior e já gravou paratrilhas sonoras de filmes.

Ele adora usar instrumentos originais da África ouconstruidos por ele mesmo. Sempre aparece uma influênciaindiana também (sangue de índio!?).

Em 1996, Bira começou como primeiro percussionista baiano eum dos primeiros do mundo a usar LOOPpara instrumentos de percussao e se apresentou solo e com MatthiasGrob e com Serjo Otanasetra em Salvador (Concerto Dimensom)e em Paris, impressionando com a riqueza de som que ele atingiu comesta tecnologia nova.

 

Bira também fundou e coordena a Oficina deInvestigação Musical (OIM) onde sãoconfeccionados instrumentos singulares de percussão e aAssociação OIMBA que se dedica a educaçãode crianças de rua atravez da música e daconstrução de instrumentos.

 

veja tambem o site http://free.freespeech.org/birareis/