português deutsch english

Historia da "Musica Livre" que levou ao Metodo

depois de 45 anos de experiencia so posso confirmar: planejar, criar estruturas, conversar, mandando sinais... interfere com a forma mais profunda e sincera do improviso: escutar o Tudo e deixar tocar Tudo que ti toca!

just listen

nos anos 70 tocamos composições complexas nas bandas de Rock Progressivo (iSiS, Lizard) mas eu sempre quis improvisar para colecionar ideias e no palco no meio do show. eu tambem sempre tinha amigos para jams em violao ou qualquer instrumento.
1980-84 nossa banda de rock simples Ggroggy jogou riffs no placo e tinha um som fresco mas nao muito novo.

mas depois comecou um projeto que agora talvez seja o mais importante da minha vida:

In 1984, um amigo musico falou: "se você não estuda musicas e estilos, o teu improviso não cresce mais" e eu respondi: "quero ver!". Deste então nunca mais interpretei ou compus, só improvisei sem regras, e mesmo assim, a musica cresceu e ficou bonita e harmônica... uma experiencia fantástica!

improv groups

Em 2004 Bernhard Wagner veio para Bahia e formamos círculos de improviso, primeiro no "quartinho" da minha casa na Federação, depois no morro da Sereia em varias casas. Nenhum dos participantes estudou musica e muitos nunca tocaram antes. As únicas regras foram: "toque de maneira que você escuta os outros" e "não toque musicas conhecidas"

Descobrimos que ajuda copiar ou interpretar o toque dos outros, principalmente quando são tímidos e tem pouca experiencia, pois se sentem levado a serio e contribuindo para o todo e continuam com mais firmeza...

Nestes grupos eu finalmente descobri a minha voz, que, aparte de uns minutos da 5a voz na banda Lizard só cantou sozinho no carro. No contexto selvagem dos círculos de improviso, experimentei todo tipo de som e descobri muito sobre mim e muitos dizem que a voz soa bonito - pois eh simplesmente e honestamente eu...

Ainda não sei explicar como funciona improviso, mas me parece que qualquer um pode com qualquer coisa. Eh possível fazer algo antes de pensar - ou então pensando tao rapidamente que não fique consciente antes do ato, então sai algo que percebemos primeiro como aleatório e só depois sentimos a profundidade e a grande diferente de algo realmente aleatório.

Então improvisar musica também ensina improvisar a vida, curtir coisas que aparentemente não fazem sentido - e talvez fazem mais sentido do que coisas que tem uma razão suficientemente simples para as nossas mentes limitadas. Em 2001, uma experiencia fundamental no acidente na Gamboa confirmou isto mais ainda: Não temos como saber o que eh certo. Escolhe um caminho e você raramente vai ficar sabendo como o outro teria sido! (bom, no caso na Gamboa certamente mortal....)

aqui uma nova playlist com exemplos nada perfeitos mas a onde chegamos por enquanto nesta viagem:

Método de Improviso Livre e Harmonica

as estrategias clássicas de improviso não são livres:

  • groove: drumcicles, funk… nota fundamental do baixo constante, ritmo constante... (pouca liberdade)
  • sequencia harmônica: Jazz tradicional, hinos, folclore... (liberdade melódica só)
  • sem estrutura repetitiva: free jazz, noise (harmonias são evitadas, então falta esta liberdade fundamental)

    I sugiro: Musica Evolucionaria Harmônica: ela pode começar no caos ou no Ohm ou com uma estrutura simples, mas tudo pode ser abandonado e mudado seguindo um fio de similaridade e a tendencia natural de sincronizar

 

por que isto funciona?

todos estamos conectados pela consciência coletiva. depois que abandonamos planejamento e memoria, ficamos abertos para seguir o fluxo.
isto não eh provado nem garantido mas quem sentiu uma vez vai querer de novo. e eh uma maneira boa de se preparar para as mudanças drásticas que provavelmente vão acontecer na humanidade no futuro próximo

como vamos chegar la?

uma vez que a musica flui, só tem uma necessidade: que todos músicos presentes ESCUTAM todos! escolham instrumentos de volume parecido...
virtuosidade não é necessária mas ajuda muito de saber espontaneamente como produzira as notas e os sons que ouvimos. isto chega tocando muito, livremente.
para iniciar, estas regras podem ajudar:

  • EVITA MUSICAS CONHECIDAS. quem não conhece elas fica com vergonha de tocar e o resultado sempre é inferior a algum original então melhor criar um original novo na hora!. sempre que tocamos algo de memoria abandonamos a inspiração do AGORA!
  • o fio dourado eh a SIMILARIDADE: repetição é prisão, similaridade é evolução. tente responder o que esta ouvindo tocando a tua interpretação: uma melodia diferente com o mesmo ritmo, as mesmas notas com um tempo diferente, uma inversão, transposição... ou o mesmo, mas não muitas vezes ;-)
  • o BAIXO é valdo. si tiver alguma dúvida sobre a direção que estamos escolhendo, o baixo decidiu, ele é a base. harmonias são combinações de notas que são harmônicos (frequência múltipla) da nota do baixo.
  • evita de tocar mais do que duas notas de vez. quem toca muitas notas limita a liberdade dos outros. se cada um toca UMA NOTA numa escala parecia, o resultado muito provavelmente vai ser uma harmonia - muito provavelmente uma surpresa boa!
  • se cada um segue uma melodia simples, os outros podem prever para onde estamos indo e achar o próprio caminho para la
  • aguentem momentos horríveis! as vezes simplesmente não funciona ou funciona mas é necessário passar por uma lama mas quando saímos do outro lado da tempestade dupla beleza vai nos agradar...


escute e download meus CD's no Bandcamp !

Nem todos tem um cartão de credito ou Paypal, entao para que todos possam ouvir, voce que da o valor que tem para voce.

gravacoes mais recentes no SoundCloud