Principios e Visões

 

HOME

UM NOVO CONCEITO MUSICAL Texto escrito no Rio, 1987. Ainda define a meta profissional da minha vida.

Em The history of the PARADIS guitar sound, tem mais filosofia sobre o som.

No site dos Loopeiros: Loopers-Delight.com, tem mais textos meus sobre improviso...

e aqui vem os conceitos basicos me me suportam e uns pontos de vista que talvez sejam novos para voce:

 

Deus

para mim é tudo que percebemos, todas as energias e materias e tudo que nao conseguimos ver, sentir ou imaginar também.

para mim, Deus é tão perfeito quanto natureza e humanidade é. Entende como quizer: PERFEITO: A raíz quer dizer "feito ate o fim", então se refere a coisas que nao se pode desenvolver mais, que então são mortas.
Meu Deus vive!

 

PAZ

A paz não se consegue lutando contra a violência.
Ela exige comprensão e habilidade para dividir tudo justamente.
Ela é um estado de espírito de quem faz o melhor que pode, e se sente respeitado por isto.
Ela não é brilhante, mas luminosa na noite.

Enquanto existe medo, não tem PAZ
Enquanto existe disconfianca, existe medo
Enquanto existe mentira, existe disconfianca.
Então sinceridade é essencial. Mesmo que ela feri as vezes, pois nunca vi alguem se vingar por ter ouvido uma verdade, mas existe muita agressão por causa de mal entendimento.

Sera que a PAZ é algo NATURAL??

 

Sinceridade

é o meu principio mais antigo e radical. E um grande luxo de poder expressar tudo que pensamos e sentimos. Precisa de uma compreenção dos amigos que as vezes não gostam de ouvir tudo. Mas a longo prazo me agradecem, pois sou espelho e eles ficam com confiança e claridade sobre o que penso e faço..
Em alguns casos pode ser sabio de reter uma informação, mas mentir não consiguo.

Temos uma crise moral, principalmente no mundo cristã, onde a igreja não é respeitado pela maioria da população e deixou de "reprogramar" as regras principasi na população todo domingo.
E a sinceridade consider uma das mais importantes, e nem o cleros segue...

 

Inspiração

Obviamente temos uma maneira para comunicar e trocar energias como o todo da criação, ou pelo menos com uma parte maior do que o nosso mundo visivel. Nosso "orgão" de comuncicação neste nível se chama consciência. Atravéz dela consultamos forças de criação e percebemos leis, principios e planos da natureza e da moral.
Mas se trata de uma troca: No interesse do todo, podemos pedir apoio para a nossa parte do destino e até discutir a lei para melhorar ela. Esta crença nos levanta ou deixa arrogante até. Mas a condição mais importante para manter o fluxo da inspiração é de manter a humildade e aceitar o nosso papel pequeno e agradecer pelas forças recebidas ao invêz de nos sentirmos donos.
Ser dono de algo é nada mais do que assumir mais uma responsabilidade.
Ideias são do dominio público e vem para varias pessoas ao mesmo tempo.
Somos donos so do nosso trabalho de realisação, não das ideias que levaram ate ele.

Vejo que as pessoas confundem inspiração com instinto (reações basicas dos bichos, ainda presente no nosso cerebro pequeno, mas so util em situações de emergência e funções basicas como alimentação, sexo...) e intuição (a capacidade de combinar informações para associar e "adivinhar" sem ter uma explicação logica)

Espíritos podem explicar coisas atravéz da música. Aprendemos da harmonia no som para harmonizar a vida material.

 

Cura

é um conceito bem amplo. Sinto de ter um talento de deixar as pessoas mais calmas, confiantes, saudaveis quando falo com elas, toco para elas ou toco elas. Sou iniciado em REIKI o que me ajudou muito para aplicar este talento. As palmas são a pora principal para o fluxo de energia entre pessoas, mas tem outras, o contato direto não é necessário.

A música pode transmitir desta energia vital ou ajudar a conectar as pessoas diretamente nela.

Asim que analizamos o problema de outra pessoa e reagimos com opinião, remedio, desejo... assumimos uma responsabilidade. So que geralmente não temos a capacidade de realmente entender a interligação complexa de fatores que leva ao problema visível. REIKI é um caminho de ajudar sem interferir diretamente em um ponto, mas oferecendo um canal de boa vontage pura, energia sem coloração.
Depois que temos um contato bom, neutro, podemos talvez sentir o que a pessoa precisa.

Musica tem um potencial muito grande de cura, mas ela não é neutra, o musico precisa saber a energia apropriada ou improvisar sem se involver e confiar de que a musica certa vem pelo canal...

 

Alimentation

Nao gosto de radicalizar. Se alguem me convida para um churrasco, eu vou. I faço meu pão, geleia, sorvete, sou bom de molho de salada e crio um Müesli todo dia meio dia, com frutas, aveia e trigo moido, nozes, germen, yoghurt e granola. De noite como arroz integral, fejão ou lentilha ou grão de bico... evito latas, produtos prefabricados, galinha industrial, açucar branco e alcool. Adoro atum e acho um crime enlatar ele...

acho comer um dos maiores prazeres e uma maneira de apreciar e valorizar este universo maravilhoso!

 

Músicos

e terapeutas são as pessoas que mantenho contato mais facil.
Sem o contato com eles não aprendo sobre música, as necessidades technologicas e fluxo energetico.
Geralmente crio primeiro o que acho necessario para mim e depois consulto os músicos e adapto e expando a construção par servir para todos.

Os músicos que mais me marcaram, na ordem de aparecer:

Brahms
Wagner
Beatles
Eric Clapton
John Lord (Deep Purple)
Pink Floyd (David Gilmore)
Jethro Tull
Peter Gabriel/Steve Hacket (Genesis)
Marco Cerletti / Stefan Amman (Circus CH)
Patrick Moraz (Yes)
Robert Fripp
Eddie Jobs (Curved Air, UK)
William Bruford/Alan Holdsworth
Andreas Vollenweider
Jimy Hendrix
John Lee/Gary Brown
Uakti
Carlinhos Brown
Nana Vasconcelos

Depois de '84 quase parei de ouvir música de famosos e a influência dos amigos ficou muito maior:
Marcio Miranda
Marcelo Bernardes
Claudio Nucci
Carioca
Regina Ribeiro
Teddy Baerlocher
Chandra
Bira Reis
Serjo Otanasetra
Julio Pimentel
Zeduardo Martins
Giba Conceição
Rick Walker
Michael Schiefel
Bernhard Wagner
JP Mercury
Danilo Carvalho
 

Palcos

são lugares para encontrar com músicos e outros artistas, experienciar inspiração e técnica e falhas. Durante trinta anos visitei tocando e sonorizando.

lugares para se mostrar ou mostrar o que sabemos fazer. O publico gosta de ver estrelas, pessoas que possam ser admirados e que confirmam este valor no palco. Mas no fundo precisamos da energia vital que o artista consegue canalizar e que tem pouco a ver com ele. Enquanto mais o publico entedne este mechanismo, melhor ele vai funcionar, e menos o artista precisa ser bonito...

Descobri que a qualidade sofre principalmente pelo exagero em equipamento como caixas enormes, perifericos não ou mal usados... Raramente vi uma apresentação falhar por falta de material ou volume.

 

Sound engineering

eh um trabalho muito delicado. Fica entre os músicos, o público e a produção. Não é só reproduzir o que os músicos tocam. Exige compreensão pelos principos da música deles e da maneira que o público recebe. Ainda precisa da obsturcia para sobreviver entre as pressões de varios lados da produção. Uma boa produção ajuda no processo, mas vejo prevalecer os preconceitos sobre estilos e publicos. Falta coragem de lançar a proposta como ela é, com toda força original.

Uma maneira interesante de encontrar as espectativas é de mixar dinamico, mostrando cada aspecto da música, cada instrumento durante um tempo. Uma vez que o público percebeu e entendeu um aspecto da sonoridade, continua ouvindo ela mesmo se ela quase some no mix.

 

Estudio

Um lugar triste e sagrado ao mesmo tempo. Muita repetição da música durante a gravação cria uma onda sutil e se cristaliza na essencia do trabalho.
O tecnico é o primeiro ouvide e de uma certa forma o representante do público todo. Ele tem as seguintes funções:

 

Educação do ouvido

acontece ouvindo. Tocar pelo ouvido fascilita concentração e compreenção. Músicos concentra mais em melodia e ritmica do que som. Alguns se acham melhor ou mais modesto com isto...

Alguns tecnicos tem um ouvido extremamente desenvolvido. Admiro plenamente, mas acho que dão deviamos investir muito mais nesta perfeição de reprodução mas sim em tornar o material e os processos mais pratico e mais a gosto de músico e público. Acho mais importante ser capaz de ouvir como público do que de perceber todos os detalhes que ninguem percebe mesmo.

A tecnologia tambem contribui para a educação do ouvide. Um minimo de qualidade é necessario para que o som pode ser entendido e funciona saudavelmente. Mas quanto? Além vira disperdicio, destraicção da essencia.

Meu pai nao gostava de estero. Disse que era falso, que naot tinha como representar um som tridimensional e entao ele prefere logo mono...

 

As leis da Fisica

sao a base para este trabalho como para qualquer outro. I nao uso matematica para criar. De vez em quando procuro uma formula, mas sou grato pelos enginheiros que se esforçam para criar os chips complexos e principios de cirquitos para que eu possa so selecionar um e adaptar para meu uso.

Constantemente presiso observar as leis do som para entender o que estou fazendo e por que algo soa bem ou ruim.

O mais basico para mim é que maior coresponde a mais devagar coresponde a afinação mais grave e amplitude maior. Confere com som, movimento, respiração e tamanho de animais.
Claro que vai achar exepções. 
 

Acustica

Nem todos efeitos naturais da acustica são maravilhosos. Por isto é possível melhorar salas e instrumentos com filtros acusticos e eletricos ou criar instrumentos eletricos que não produzem as resonancias que na natureza são necessarias para tornar um instrumento audível.

Especialmente gosto do reverbe eletrônico que representa um espaco irreal que experienciamos melhor ouvindo do que vendo.

Geralmente so uso um reverber para todos os instrumentos: Colocar toda música no mesmo espaço para fazer ela fundir.

 

Teoria de mistura (mixagem):

Qualquer materia ou onda pode ser misturado seguindo um dos seguintes principios ou uma combinação deles:

- Dominante: Um componente chama atenção e os outros tem que apoiar ele.
- Duro: Os componentes aparecem separados, como individuos de importancia igual.
- Macio: Os componentes se fundem para formar um novo desconhecido.

 

Teoria basica musical:

é o que estudei um pouco na juventude, procurando harmonias no piano e compondo sequências. Depois que descobri a magia do improviso comecei a resistir contra estudo racional da música. Vi demais músicos se baseando em tocar correto (profissional) do que tocar inspiriado e com isto viver justificado mas nao servindo a necessidade do publico mesmo...

A regra mais fundamental vem do fisica:

Nossa percepção de harmonia vem dos harmonicos naturais, os multiplos de uma nota basica. Por isto no grave, intervalos precisam ser grandes e simples enquanto no agudo podemos entender intervalos pequenos e detalhes de afinações (microtons)
O mundo ritmico funciona igual, aproximadamente 1000 vezes mais devagar do que a vibração do som.

 

Maquinas e Cura:

Aprendi sobre os instrumentos quando dismontei, consertei, melhorei.

Descubri que maquinas tem algo como uma alma e dependem das nossas emoções. Podemos nos relacionar com elas igual companheiros, dominar um pouco (igual cachorro ou cavalo) mas precisamos respeitar elas e dar um minimo de atenção, senõ elas quebram, são roubadas ou soam mal.
A metade dos clentes veio com equipamento que nao tinha um defeito. Muitas vezes o dono não sabia expicar o problema e se surpreendeu que a maquina odiada de repente ficou boa na minha mesa.

Acho que um instrumento com bom som tem um efeito de cura primeiro no tocador e depois no público, independente da interpretação. Som harmonico cura.