UM NOVO CONCEITO MUSICAL
(o plano da minha vida!)

Matthias Grob Da Veiga, Abril 1988
com ajuda de Gui Couillard, Montreal
 

Considerando a situação econômica e ecológica do mundo, e do outro lado a grande possibilidade do mundo se unir por informação e transito, pensamos que precisamos concentrar as nossas energias em colaboração, compreensão, liberdade e desenvolvimento espiritual - consciência! Assim podemos mudar os costumes econômicos que trabalham contra nos, ate mesmo contra os ricos!

Musica provavelmente é a única linguagem internacional e a forma mais direta de comunicação, ou alma-alma ou da consciência coletiva para as consciências ou inconsciências individuais. Precisamos de uma linguagem musical fácil de falar, fácil de entender e flexível para expressar todo tipo de sentimento. Rock/Pop se tornou a linguagem mais internacional e simples. Enriquecido por outros estilos, serve para um leque grande e expressão musical, acalmando ou energizando outros centros do corpo. Os instrumentos eletrônicos inteligentes e fácil de achar são feitos para a musica racional e planejada da nossa época rápida e fria. Eles facilmente podem ser adaptados para novas maneiras de criar musica com efeitos muito diferente nos ouvintes.

O acesso do musico ao som do instrumento deve ser o mais direto possível para que a inspiração flua fácil entre fonte, musico e ouvinte. A flexibilidade não ajuda se o musico não alcança os timbres rapidamente e intuitivamente. Uma maneira e melhorar isto é a amplificação exata dos instrumentos para reproduzir sutis detalhes da técnica de tocar. Outra maneira eh o uso de pedais, sensores de boca, teclas sensitivas a velocidade e pressão etc...

O som deveria ser o mais natural possível, o que não quer dizer amplificado acusticamente através de um corpo ressonando de um violão ou uma corneta como nos metais. Importante eh a fonte que vibra livremente, diretamente controlado pelo musico, e a amplificação perfeita desta vibração.

Precisamos aprender a fluir de novo: na imaginação, na vida, seguindo intuição e destino. Programar timbres e sequencias dificilmente combina com este principio. Programadores deveriam ter parâmetros abertos e imediatamente acessíveis.

Repetição sempre foi o fundamento da musica. Os mantras e danças Africanas são exemplos para o efeito abridor de mente da repetição. O delay, usado como um sequenciador analógico (loop), pode liberar o musico do trabalho repetitivo e dar a oportunidade a ele se sentir imediatamente o efeito da criação, esperando inspiração. Asim não surge medo de perder a musica, o musico relaxa e isto da beleza a musica.

Precisamos sentir o espaço gigante do qual fazemos parte, para ganhar humildade, modéstia e confiança, sem supervalorizando as preocupações diárias. Mas também pode ser interessante sentir num espaço bem pequeno. Os reverberadores eletrônicos devem ser usados de maneira forte e flexível, fazendo parte da composição do musico, ao invés de só ser acrescentado posteriormente como um efeito.

Um novo instrumento deveria ser leve e compacto e fácil de conectar em qualquer sistema de som. Poucos músicos já conseguem produzir um som claro e bonito falador num equipamento pequeno. Baterias e amplificadores de guitarra tradicionais complicam.