DIMENSOM

Bira e Matthias se encontraram em 1994 na pesquisa de som Toque Ogão-Nagô, iniciado por Sergio Otantasetra, onde os primeiros traços do projeto atual apareceram.

Em 1996, Bira também começou a usar LOOP para multiplicar os sões dos instrumentos dele. Para ILU BATA ele compus umas músicas usando esta tecnologia e convidou Matthias. Nos ensaios e gravações os dois se surpreenderam e se convenceram da música nova que está surgindo:

Depois da introdução sutil, os timbres tanto da gitarra quanto da percução se acumulam no LOOP e chamam forças tribais e astrais, transcendendo a tradição para entrar na linguagem musical moderna. O sereno se junta ao impulsivo.

 

As igrejas foram construidas altas para obter uma acustica que dê grandeza ao som. A percepção de um espaço grande leva a pessoa a um outro nível de percepção onde possa acontecer um encontro com formas ou entidades que a pessoa acredite e procure.

A reverberação extende as notas e não permite música rapida, mas dá emfase a poucas notas, tornando-as uma especie de colagem. Por isto a música sagrada medieval ficou tão diferente de outras musicas sagradas (tocadas ao ar livre por exemplo). Bira e Matthias em consequência, pesquisam a sonoridade da igreja, para sintonizar com ela e a força que ela representa, tanto os instrumentos tradiçionais da Africa e dos Indios, quanto os de cordas de aço bordadas de eletronica.

Aqui as musicas que Bira e Matthias criaram !