Estamos apresentando o KIZUMBA bloco alternativo afro percussivonascido no Centro Histórico há quatro anos comoresultado de todas as atividades da Oficina deInvestigação Musical: O ensino da música, afabricação de instrumentos tradicionais (uma boa partedeles desconhecidos), enfim a pesquisa musical, através de umsom novo, vanguardista e portanto herdeiro das suas raizes africanase mestiças.
Sem dúvida, KIZUMBA é um bloco diferente, quejá se distingue por ser instrumental. Sãomúsicos profissionais (vocal, instrumentistas de sopro epercussionistas) que "puxam" o bloco: todos os foliõesparticipam da procissão tocando um instrumento fabricado pelosartesões da OIM (djembés, caxambus, dum-dum, atabaques,xequerés, agogos, afoxés, apitos, cowbell, reco-reco,caxixis, claves). E crianças e adolescentes apresentandomaracatú, afoxé, sabá (Nigéria) comcoregrafias elaboradas pela OIM. Em '97, 10 músicos do Uruguaiespecialistas no candombe participaram na KIZUMBA.
KIZUMBA significa festa, e é uma festa que nos propomos afazer na quinta,sexta e domingo nas ruas do Centro Históricode Salvador, serão três dias de carnaval, que prometeser muito animado!
A BAMBU Produções e a equipe pedagógica daOIMBA querem periodicamente organizar ensaios abertos que pretendeapresentar todas as dimensões das atividades desenvolvidasdentro da escola: A música, a dança, e afabricação de instrumentos.
Coordenadores: Bira Reis e Toni Andrade (071) 965 40 16