Sobre Mantras

Em Sânscrito, "man" significa mente, e "tra"significa liberação. Assim, mantra é a combinação de sons transcendentais que libertam nossa mente da ansiedade.
Quando se entoa um mantra de forma suave e lenta, damos a esta prática o nome "japa". O mesmo mantra, quando cantado em voz, chama-se "kirtana"(descrever, glorificar). Quando se pratica Japa, a prática visa o beneficio da própria pessoa que está cantando. Mas quando se realiza um Kirtana, o poder do mantra é para o beneficio de todos os outros seres.
A pessoa que faz do mantra a fonte de suas meditações, extrai muitos benefícios desta prática. O efeito que se experimenta é o da expansão da consciência , a abertura das faculdades intuitivas. Seus corações , por assim dizer, abrem-se a todo tipo de beleza que existe, seja esta beleza algo objetivo ou mesmo espiritual. Manners, inventou um instrumento cimático que transmite a "correta freqüência da saúde ao órgão enfermo". Esta teoria, que já se aplica com grande eficácia , concebe o organismo humano como um complexo acorde, no qual cada órgão possui um tom de afinação determinado. Restaurar a saúde deste órgão é restitui-lhe a sua correta afinação", vibração que é medida por freqüências de movimento da onda sonora. Acaso não usamos amiúde o termo "estar harmonizado", quando alcançamos um determinado estado de afinação ou plenitude psicofísica? Encontram-se, representados na coluna vertebral humana, tanto os instrumentos de sopro quanto o de corda. A coluna é como uma flauta, cujo som flutuante é a medula espinhal, que sobe e desce com a atividade cerebral, a pulsação do coração e a respiração. Esta verdadeira coluna de luz e som vibra quando a energia vibratória flui através do corpo humano.
A ciência do som pode ser usada não só para a cura, mas na educação, no mundo dos negócios, na industria, no comercio. O som apresenta grande influencia sobre o corpo humano. Seu mecanismo inteiro - músculos, circulação sanguinea, nervos - é movido pelo poder da vibração. Como há uma reação entre o som e cada substância, o corpo humano é um bom ressonador para ele. Embora através do som possamos facilmente fazer ressoar certas substâncias como metal e o cobre, não há nada que ressoe mais do que o corpo humano.
Os mantras são formas de expressão espiritual vocalizadas, de cunho profundamente ritualístico e de realidade global das historia das civilizações humanas. Não existe nenhuma civilização passada ou presente que não tenha utilizado as fórmulas mântricas como elementos de integração da alma, e creio que nenhuma futura evitará esta bela manifestação. A base do mantra está no som, este grande e talvez maior dos elementos da arte universal.
Alguém que esteja aprendendo a trilhar a senda espiritual deve torna-se como uma taça vazia, a fim de que o vinho da música e da harmonia possa ser despejado em seu coração.