Bloco

Kizumba

 

Estamos apresentando o KIZUMBA bloco alternativo afro percussivo nascido no Centro Histórico há quatro anos como resultado de todas as atividades da Oficina de Investigação Musical: O ensino da música, a fabricação de instrumentos tradicionais (uma boa parte deles desconhecidos), enfim a pesquisa musical, através de um som novo, vanguardista e portanto herdeiro das suas raizes africanas e mestiças.

Sem dúvida, KIZUMBA é um bloco diferente, que já se distingue por ser instrumental. São músicos profissionais (vocal, instrumentistas de sopro e percussionistas) que "puxam" o bloco: todos os foliões participam da procissão tocando um instrumento fabricado pelos artesões da OIM (djembés, caxambus, dum-dum, atabaques, xequerés, agogos, afoxés, apitos, cowbell, reco-reco, caxixis, claves). E crianças e adolescentes apresentando maracatú, afoxé, sabá (Nigéria) com coregrafias elaboradas pela OIM. Em '97, 10 músicos do Uruguai especialistas no candombe participaram na KIZUMBA.

KIZUMBA significa festa, e é uma festa que nos propomos a fazer na quinta,sexta e domingo nas ruas do Centro Histórico de Salvador, serão três dias de carnaval, que promete ser muito animado!

A BAMBU Produções e a equipe pedagógica da OIMBA querem periodicamente organizar ensaios abertos que pretende apresentar todas as dimensões das atividades desenvolvidas dentro da escola: A música, a dança, e a fabricação de instrumentos.

 

Coordenadores: Bira Reis e Toni Andrade (071) 965 40 16