Ruy Santana sobre Matthias + Giba

A primeira vez que ouvi o som de Matthias Grob, ele se encontrava em um palco onde não podíamos vê-lo, era um espetáculo de dança. Ao final fui cumprimentar uma amiga bailarina e aproveitei para perguntar onde havia gravado aquela música, simplesmente ela me respondeu: " foi ao vivo e ali está o responsável por esta maravilha". Rapidamente fui até o músico para conhecer, ao mesmo tempo que observava aqueles equipamentos completamente estranhos, desde a guitarra até as coisas que ele manipulava com os pés. Tudo era muito diferente e realmente nunca tinha visto nada igual. Fomos nos conhecendo sem passar pela minha cabeça que um dia faríamos algo juntos.

Passado o tempo já éramos amigos e certa vez ele parou seu carro de onde me viu do nada, para presentear-me com duas fitas-cassete ( ainda não haviam CD's), que acabara de gravar ao vivo numa apresentação que fez no Terminal Rodoviário de Salvador (1995). Daí pensei: "um som que pode acontecer em qualquer lugar público e que depende apenas de uma tomada para ser ligado, era a presença da música, na rua, de Matthias Grob. Esta proposta na época se identificava bastante com a minha idéia de fazer arte nas ruas, colorir os muros, transformar Salvador numa grande galeria a céu aberto e assim, até hoje, Matthias Grob é presença garantida em todas minhas viagens artísticas. Enumerar o que já fizemos juntos não seria possível resumir aqui, mas foi numa dessas que conheci Giba Conceição, destacado percursionista do cenário baiano, incansável pesquisador dos sons extraídos dos mais diversificados "instrumentos" de percussão.

Como se a guitarra mágica com toda tecnologia controlada pelos dedos dos pés não se bastasse, eles se juntaram e introduziram a percussão (cuíca, pandeiro, caron...), multiplicando a criatividade de um novo som.

Matthias Grob e Giba Conceição, dois incansáveis investigadores musicais, nos presenteiam com este novo trabalho, mostrando que o processo criativo é uma fonte inesgotável para a música.

Salvador, abril de 2003

Ruy Santana