O trio elétrico nasceu simples e virou um dragão deferro, agredindo com som alto. A música Axê tomou contado Carnaval. Certamente é o gosto da maioria, mas nem todomundo gosta.
Uma onda mundial cresce: A preocupação com natureza,ecologia, harmonia interna das pessoas, a paz.
Muitas pessoas valiosas que participam deste movimento nãoparticipam do Carnaval pois se sente agredido com som alto enão se identifica com os assuntos dos blocos existentes.
A aparência tropical/rústico/internacional do triotorna ele numa atração turísticatambém.
A mensagem intercultural e ecológica
O Bambu virou símbolo para o movimento mencionado por serum material extremamente ecológico, económico e bonitopois pode ser usado sem ser trabalhado. A arte oriental deconstrução, aplicada no bambo baiano junto com atecnologia européia e a música influenciada por todasas tradições traz o carácter da troca mundial deexperiência e a queda de fronteiras culturais. A músicaradia o swing baiano com influencias de mantras, ritmos africanos,cantos indígenas e letras de assuntos ecológicos,morais e espirituais.
A própria construção de bambo e uma mensagemforte para o povo baiano que ainda aproveita muito pouco dosresources enormes naturais de bambu.
O desenho baseado em mascaras pode lembrar datradição do carnaval de assustar espíritosinterferindo com um trabalho espiritual.
O trio é menor, muito mais leve, mais seguro, maisflexível para transporte, tem um equipamento menor de maisqualidade. A música tende mais para fluente do que quente.
A plataforma do palco fica em 3m de altura, só, ainda forado alcance do publico, mas com contato facilitado. Com esta alturatorna se possível de se construir um teto deproteção para os músicos e ainda nãoprecisa se preocupar com os fios atravessando a avenida.
As laterais não são paralelas, mas crescendo para cima,sugerindo crescimento, florescimento, talvez lembrando ninho.
A construção será toda de bambu, um materialbarato, mais estável e mais leve do que ferro. Atradição asiática ensina o uso do bambo paraconstrução sem parafuso ou cola, só amarrado comfios do próprio bambo. O resultado é extremamenteconsistente, agradável e apresenta uma cultura milenar deconvivência harmoniosa com natureza.
O gerador de eletricidade fica menor e tem espaço em baixoda base do carro. Uma construção própria fechaele para não radiar barulho.
Um motor elétrico fica ligado a tração docamião para fazer os movimentos lentos na avenida sem barulhoe fedor do grande motor, usando pouca força do gerador.
O equipamento de som trabalha em estereo e com poucas caixas planas(sem ser as cornetas típicos para o grave), dando um som maislimpo, com menos distorção de fase e melhordistribuição, principalmente par as áreasdiretamente em volta do trio. Os amplificadores e divisores defrequência serão embutidos nas caixas, resultando numafiação extremamente mais simples eoperação mais segura, um aspecto mais arrumado eespaço no andar de baixo do trio.
O técnico de som tem um acesso simples à saídado trio para poder controlar a sonoridade na avenida mesmo.
Matthias Grob, Novembro '94