Projeto para um novo tipo de Rádio

As rádios são de alto valor para quem estátrabalhando repetitivo, não tem tempo e/ou dinheiro paraescolher a própria música em fita ou disco.

As rádios no mercado têm um pique de aumentar aenergia do trabalhador, acelerar, alegrar.

Falta uma rádio para os lugares onde precisa relaxar,considerar, acalmar, curar. Ou seja: Em hospitais, para dormir, emlugares onde o trabalho exige paciência, calma, para fazerfila...

 

Porque este trabalho pinoniero justamente emSalvador?

A musicalidade do brasileiro e especialmente do baiano ealtissima. Em nenhum lugar do mundo se investe tanto no som emúsica é tão presente. O baiano acredita comoninguém na forca da música.

O carnaval e a música Axé ficou tão forte queapagou outros direções. Em nenhum outro lugar, amúsica de dança e alegria originalmente para festastomou conta do dia dia. Ela faz bem para a maioria doscidadãos mas faz mal para as maiorias que nãoestão conseguido canais para o som diferente que elesprecisam.

 

Programação

Música suave, spiritual, 80% instrumental, 20% com letraspositivas ou pensativas.:

 

Noticias boas, ou connotato com esperança

Sabemos que acontece muita coisa boa no mundo, mas por algumarazão geralmente só se divulga problemas e crueldades.Quem luta contra depressão, faz um trabalho construtivo ouidealista, precisa ouvir que outras pessoas estão na mesmaluta e tem successo, seja na ecologia, paz, cura...

Avisos naquelas horas, que grupos meditam sincronizadas, em voltado mundo.

Precisa saber dos problemas também, mas depreferência com um aspecto de esperança ou atéuma concentração/oração para seharmonizar ou melhorar a situação energeticamente.

 

Ensinamentos sobre processos de harmonisação ecura

Especialmente de noite teria espaço para ensinamentos detécnicas para se curar/harmonizar (Yoga...) emeditações guiadas. De dia teria de vez em quando umexercício de relaxamento de uns minutos.

 

Entrevistas com pessoas do ramo

Em geral a palavra deve ser tratado com cuidado pois ela tende atira o ouvide do equilíbrio interno. Mesmo assim pode ter umaentrevista semanal com pessoas que se investem para fins docrescimento e saúde do mundo.

 

Cuidado com doutrinas

O espaço sonoro de um ambiente com música suave abreos ouvintes e então é o veiculo ideal para executarpoder através de palavras (sugestão). Por isto, umcuidado especial em relação a conteúdo religiosoou doutrinário de qualquer tipo: O Rádio tem quepermanecer neutro. Os incinamentos tem que se concentrar natécnica e explicar o fundo doutrinário só paraentendimento dela. Deve se falar em espíritos e santos sim,num certo contexto. Ignorar estes necessidades do ser humanonão resultaria em neutralidade, mas a tolerância econsciência do valor de todos os caminhos espirituais epessoais tem que manter em todo momento, senão o rádiovai ser rejeitado por certos grupos de crenças (ou ateos) e orádio pode se meter em campos energeticos muito perigosos.

Um aviso deste tipo devia se pregar na porta da entrada doestúdio!

 

Financiamento

Entende se, que a propaganda como financiamento comum para osrádios tem que ser tratada com muito cuidado. A maioria dosclipes usados nos rádios existentes estragaria o climatotalmente. Então precisa controlar o material sonoro dapropaganda e procurar outros caminhos de financiamento.

A maioria dos patrocinadores comuns não deve serinteressado neste rádio, pois ele não vai incentivar oconsumo de bebida nem sugerir que produto qualquer pode resolver oproblema do ouvide. Mas tem uma série de produtores einstituições que especialmente se interessa por estetrabalho:

 

 

Organização

 

Creação do Programa

Um núcleo de jornalistas e músicos e terapeutasinteressados discute os conceitos, escolha os colaboradores econtrola a execução de e um único coordenador(redator) que terá uma jornada de 40 horas semanais.

Os criadores dos programas são responsáveis pelagravação também. Como o jeito de falarnão e dirigido para rapidez e animação nosentido de excitação, a maioria dos textos vai ser lidopelo criador, o que dá mais alma nele também. O criadordo programa musical apresenta as músicas ele mesmo ou chamarum apresentador profissional que pregrava as falas todas de vez e ocomputador insere as falas na hora certa.

 

Estúdio

A operação toda através de um PC Audio(PowerMacintosh ou PC com placa de áudio) reduz espaçoe numero de aparelhos/fornecedores... Um dos PC Audio é usadopara criar e outro para emitir. Todos os trechos de som(vinhetas/propagandas/noticias) estão guardados em HardDisk ouCD e podem ser chamados cronometrado. Um toca CD carrosel e umgravador de CD basta como fonte de música e arquivo doprograma e pode ser dirigido pelo PC também. Assim o numero detécnicos se reduz para um que cuida damanutenção. Durante a noite a programaçãopode funcionar automático (ou pré-progamado ourepetição do programa da tarde).

No PC Audio da criação os trechos de áudiosão gravados e editados e mandados para o PC Audio daemissão. Assim, o jornalista está livre para fazer oseu horário de trabalho e tem todos os recursos deedição e mix na mão.

 

Marketing / Contabilidade

Um gerenciador / publicitário pode executar os conceitosque ele elabora com o núcleo do Rádio para viabilisar aparte financeira.